Dicas para contratar uma consultoria



Estas dicas fazem parte de um artigo publicado no Jornal Profissional & Negócios, escrito pela jornalista Carolina Cruz, da equipe do Portal Consultores.com.br

Contratar uma consultoria pode dar um “upgrade” ao negócio, mas é preciso ter alguns cuidados para que as mudanças realmente sejam para a melhor:

1) Contrate uma consultoria que tenha a ver com sua empresa. Isso evita possíveis choques culturais e torna a linguagem muito mais próxima.

2) Conheça a consultoria. Faça uma pesquisa sobre a história fiscal e jurídica. Isso evita problemas futuros que podem fazer sua empresa co-responsável.

3) Procure conhecer o trabalho da consultoria, questione sobre clientes anteriores e resultados obtidos.

4) Analise se sua própria empresa não dispõe de pessoas capacitadas, tempo, informações e recursos para resolver o problema.

5) Levante as necessidades. Esteja seguro de que você precisa realmente deste serviço, a necessidade não deve ser só da sua área, mas deve estar alinhada a toda organização.

6) Defina o escopo. O projeto deve ter começo, meio e fim, isso evita que se perca o objetivo inicial, frustrando todos os envolvidos.

7) Negocie o preço. Consulte sempre várias empresas, pois há muita diferença no valor que, às vezes, é injustificável.

8) Nunca contrate só você a consultoria. Contratar uma consultoria deve ser uma decisão de toda a organização.

9) Apenas contrate uma consultoria se a empresa tiver com um real desejo de mudança, disposta a ouvir o que ela tem a dizer.

10) Não imagine que a consultoria é a solução para todos os problemas da sua emrpesa !